Mas eu divago volume dois

By Paul Marcel

Book Code: 792801

Categories

Critique, Art, Literary criticism, Arts and entertainment

Share this book
This page has been viewed 11 times since 27/03/2025
Paperback
version
$ 27.64
Total value:
$ 27.64
* Does not include GST
Valor total:
$ 27.64
* Does not include GST
This eBook may also be available in the following countries:

Synopsis

Expansão natural da coletânea que a antecedeu, "Mas eu divago volume 2" a um só tempo retoma temas caros a Paul Marcel e se aventura em assuntos inéditos e, por que não dizê-lo?, inusitados.

Alguns exemplos desta segunda safra são "Mary, a benevolente", em que Paul se pronuncia a respeito do suicídio assis-tido, e "Carisma importa?", que questiona a importância (ou não) desta qualidade entre esportistas de elite.

Depois de romper com o que considera um cisma pueril e artificial entre literatura popular e erudita em "Um leitor feliz", Paul trata da questão neste segundo volume de não-ficção pelo seu ângulo oposto em "Um escritor feliz", tanto um desabafo so-bre as agruras do ofício quanto uma declaração de amor a ele.

Nada avesso à mudança, o autor revisita o polêmico Prêmio Nobel outorgado a Bob Dylan, que havia satirizado em "Mas eu divago volume 1", em um texto sobre a poesia no século 21 dotado de um ângulo pouco explorado.

"Mas eu divago volume 2" é mais uma frutificação da inquietude que caracteriza o ficcionista e o crítico em medidas iguais.

Features

ISBN 9786501394893
Number of pages 273
Edition 1 (2025)
Format A5 (148x210)
Binding Paperback w/ flaps
Colour Black & white
Paper type Uncoated offset 90g
Language Portuguese

Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]

Contact the author

Paul Marcel

Baixei para viver mais uma vida no ano de 1973 em São Paulo. O mês foi março, o mesmo de Elis Regina e Billy Corgan. Como Cássia Eller gracejou em uma canção, estou convencido de que ter reencarnado no Brasil foi punição por travessuras de vidas passadas.

Dizer que sou um exemplo acabado do artista sofredor que nunca se sente à vontade na própria pele seria só meio exagero. Na adolescência, parecia-me que todos tinham um manual de instruções, menos eu. Eu o adquiri mais tarde, mas uma parte dele me desagrada e outra não compreendo.

Ainda me lembro de quando meu pai me levou para comprar meu primeiro livro. O volume de poesias para crianças que ele me deu, movido por um equívoco bem intencionado, eu não li, e sim os que ele comprou para si mesmo.

Para mim, nada no mundo natural é mais belo do que a mulher, nada do que o homem criou é mais belo do que a palavra, nada na vida é mais belo do que a busca de um sentido maior.

Sou um sonhador incurável, um inconformado crônico, um irrequieto de plantão. Choro vendo filmes edificantes, sou gentil quase a ponto de parecer um idiota manipulável e ainda acredito que duas criaturas humanas podem se amar loucamente até a morte.

Ao mesmo tempo, sou pragmático ao extremo, já aceitei a perdição do ser humano e contemplo a existência com um certo enfado.

Fiz faculdade tarde e logo percebi que nunca seria um jornalista na acepção mais nobre da palavra. Parafraseando Peter O’Toole, eu não queria dar notícia, eu que-ria ser notícia.

Escrever me dá um prazer acima de todos os outros, um arrebatamento que me tira de mim, do chão, do agora, e me aproxima do mundo mais sublime com que as religiões nos tentam. Todas as outras coisas relacionadas ao ofício são pequenos tormentos, aos quais me submeto com o encarniçamento de quem tem uma ideologia da qual já não consegue se livrar.

Nasci escritor, vivo como escritor e morrerei escritor. É uma benção e um fardo que eu me atrevo a compartilhar com meu semelhante.

More publications desse autor
See the full list
Printed
$ 25.02
Printed
$ 22.71
Printed
$ 20.82
Printed
$ 27.04
Printed
$ 17.30
Related publications
See the full list
Printed
$ 12.04
EBook
$ 3.33
Printed
$ 16.48
EBook
$ 4.64
Printed
$ 15.76
EBook
$ 4.64
Printed
$ 25.42
EBook
$ 3.52
Printed
$ 17.10
EBook
$ 3.24
Printed
$ 15.89
EBook
$ 4.33
Comments

login Review the book.

0 comments