Yorùbá Básico

Guia de Referência Rápida de Yorùbá e Candomblé

By Arnaldo Rodrigues Neto

Book Code: 180564

Categories

Foreign language study, Education, History, African languages, Ancient languages

Share this book
This page has been viewed 4566 times since 28/01/2015
Paperback
version
Unavailable
$ 4.45
EBook
version
$ 4.45
Valor total:
$ 11.14
* Does not include GST
This eBook may also be available in the following countries:

Synopsis

O idioma Yorùbá é cativante e apaixonante.

É um idioma de difícil compreensão e domínio, fato esse que explica o desencontro de pronúncia, escrita e tradução por parte dos que o utilizam, principalmente na religião, no Candomblé.

O desafio de estudar o idioma e colocá-lo em um livro foi aceito pela esperança de um dia poder ver os mais novos falarem e entenderem com uma maior igualdade e sem erros, muitas vezes absurdos e até mesmo insultantes para os Orixás.

Tive a infelicidade de presenciar pessoas ensinando erradamente as palavras do idioma. Não quero em hipótese alguma ser o dono da verdade e nem tão pouco ofender alguém, principalmente porque pouco sei e tenho muito o que aprender, mas gostaria que a humildade e sabedoria prevalecesse e que as mesmas procurassem se informar e estudar um pouco mais antes de ensinar.

"Grande falha comete aquele que fala mas não sabe o que está dizendo!"

Features

Number of pages 72
Edition 1 (2013)
Format A5 (148x210)
Binding Paperback w/ flaps
Colour Black & white
Paper type Coated Silk 90g
Language Portuguese

Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]

Contact the author

Arnaldo Rodrigues Neto

Arnaldo Rodrigues Neto (Mukanza Màgbá Ayrà), casado, nascido no mês de janeiro de 1965 no Município de São Paulo - SP. É filho de Ayrà e militar R/1 do Exército Brasileiro.

Respeita todas as religiões e quando convidado não deixa de participar de eventos das mesmas. Teve como sua primeira religião o Catolicismo, porém nunca foi praticante da mesma, apenas batizado.

Começou a frequentar a Umbanda aos 4 anos de idade, onde permaneceu por 44 anos.

No ano de 1998 esteve pela primeira vez em Salvador - BA para consultas com uma senhora que praticava um misto de Candomblé, Umbanda e Kardecismo.

No ano de 2011 foi convidado a se retirar do terreiro de Umbanda que frequentava por relatar fatos que o incomodavam a respeito de atitudes não condizentes com alguns médiuns e Entidades que frequentavam aquele terreiro.

Sentiu então que os Orixás estavam lhe apontando um caminho.

Passou então a visitar Casas de Candomblé no estado de São Paulo e realizando viagens frequentes ao estado da Bahia, para conhecer o Candomblé no seu berço, visitando várias cidades e Roças de diversas Nações para tomar ciência do seu destino religioso e para um melhor conhecimento do idioma Yorùbá.

Teve a grata oportunidade de presenciar a igualdade nos cultos, conhecimentos e jogos divinatórios nos Candomblés da Bahia, desde a casa mais humilde até a mais famosa.

Fez várias consultas a diversos Bàbálorixás e Ìyálorixás para confirmar o Orixá dono da sua ori, principalmente na Bahia, e o resultado era sempre o mesmo.

Esteve a poucos dias de ser iniciado na casa da Ìyálorixá Ambrosina, em Catu - BA, uma casa muito antiga, talvez uma das casas mais antigas de Candomblé do Brasil, porém mais uma vez os Orixás mostraram que lá não era o seu destino.

Em abril de 2013 entrou definitivamente para o Candomblé, na Ilê Axé Alá Deí, em Mata de São João - BA, que tem como Zeladores o Bàbálorixà Daniel de Oxalufãn e o Bàbálaxé Paulo de Ayrà, este primeiro o seu pai. Foi suspenso por Óxóssi no mesmo ano e confirmado em fevereiro de 2014, onde recebeu o cargo de Odjú Óba, após 1 ano de iniciação de sua esposa na mesma casa pelo Babálaxé Paulo de Ayrà, onde são completamente felizes e realizados na religião.

More publications desse autor
See the full list
Related publications
See the full list
Printed
$ 15.48
EBook
$ 4.70
Comments

login Review the book.

0 comments