A extensão do conhecimento que deve alcançar o perito tem a complexidade que tem os profissionais do direito.
Apesar do pensamento de que o conhecimento exigido na atividade de perícia ser reduzido a apenas ao conhecimento de ciências naturais é errôneo, precisa ser modificado por meio da compreensão da matéria, forma e significado da real atividade de perícia que se desenvolve por processo.
No desenvolvimento da atividade de perícia é exigido do perito as habilidades e conhecimentos nas três fontes: ciências naturais, jurídica e sociológica.
Muitas vezes, a ciência forense é confundida com as ciências naturais e resumem a atividade de perícia apenas na tecnicidade empregada no uso da ciência biológica, ciência química e física. Com esse pensamento, a atividade de perícia é considerada apenas uma técnica fundamentada naquelas ciências naturais, com alta racionalidade instrumental.
No emprego da atividade de perícia é exigido o conhecimento da ciência forense, que é única, e pode ser compreendida como, um conjunto de habilidades e conhecimentos onde emprega as ciências naturais, ciências sociológicas e jurídicas no desenvolvimento da atividade de perícia, com a finalidade de buscar a verdade do fato tipificado como crime e que deixa vestígio, com o afastamento de juízo de valor.
A criminalística, a medicina e odontologia legal são áreas da ciência orense aplicada no âmbito criminal, mas essa ciência forense também é aplicada no âmbito cível.
A atividade de perícia faz conexão de fontes: ciências naturais, jurídicas e sociológicas, que deve ser estudada pela sua teoria tridimensional.
Sendo as ciências naturais o diferencial, mas que não esgota em si mesma por exigir conhecimento de outras duas ciências para que a sua legitimidade e validade no mundo jurídico existam.
Para desenvolver com consciência a atividade de perícia é necessário a orientação da conexão de fontes na sua tridimensionalidade.
Não pode esquecer que outros conhecimentos influenciam no emprego da atividade de perícia por necessidade, como por exemplo, de uma ética para todos.
ISBN | 9786500905144 |
Number of pages | 90 |
Edition | 1 (2024) |
Language | Portuguese |
Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]
login Review the book.