Cleusa Cruz é natural de Jiquiriçá, Estado da Bahia (Brasil), nasceu em 23 de abril de 1962. Filha de Julio José da Silva e Lindaura Maria de Souza Silva. Reside na cidade de Jiquiriçá. Funcionária Pública Municipal desde 1982, na função de Professora e atualmente ocupa o cargo de Supervisora de RH. Graduada em História e Licenciada em Teologia e Inglês.
Lecionou no Colégio Estadual José Malta Maia e na Escola Municipal Antonio Sampaio Santos as seguintes disciplinas: Educação Para o Lar, Educação Moral e Cívica, Inglês, Língua Portuguesa e História.
Esposa de Waldeck Almeida e mãe de Renara Caiane.
Usa a poesia como ferramenta de sua prática em seu trabalho para descontrair seus amigos nas horas de lazer.
Cada palavra dos seus versos são pequenos pedaços do incomensurável e esses retalhos deram origens aos livros “Dedilhadas da Vida, Memórias da minha terra”. Publicou em parceria : “Versejando com as Palavras e Jiquiriçá - A Pérola do Vale”, além da participação das Antologias: “Diário das Almas Femininas e Poetas no Divã”
Desde sua juventude é admiradora das flores e contempla as estrelas nas noites de luar. Descobriu o gosto pela poesia com 15 anos e daí começou produzir seus textos. O primeiro poema que marcou sua trajetória foi “A Jornada”. Operaria de diferentes textos e poemas Cleusa busca um mundo de conquistas, brincando com as palavras todos os dias e partilhando seu poetizar de forma transbordante. Tem a leitura da Bíblia como prioridade da busca de aprimoramento de seu estilo cristão, é também leitora assídua e contumaz de textos religiosos. Com sede do desconhecido ela abraça os livros clássicos das literaturas Brasileiras, Portuguesa, Francesa e Inglesa, oriundo dessas fontes o prazer para escrever seus poemas.
Conhecida como Kekeu, é atriz do seu destino, protagonista dos seus sentimentos, guardiã do amor e poeta dos sonhadores. Acredita que o ontem foi experiência, amanhã esperança e que os anos revelam o que os dias não conseguem expressar.
login Review the book.