Estudante-trabalhador e a socialização profissional

Contradições da Lei do Jovem Aprendiz na região da Grande Florianópolis

By Daniel Machado da Conceição

Book Code: 773661

Categories

Social work, Educational policy and reform, Educational law and legislation, Youth and adolescents, Education, Law, Social science

Share this book
This page has been viewed 597 times since 04/02/2025
Paperback
version
$ 41.67
Total value:
$ 41.67
* Does not include GST
EBook
version
$ 6.04
Valor total:
$ 41.67
* Does not include GST
This eBook may also be available in the following countries:

Synopsis

A pesquisa pretendeu compreender a contradição inerente à condição do estudante-trabalhador – mais especificamente, o jovem trabalhador em regime de contrato especial com base na Lei 10.097/2000, conhecida como a Lei da Aprendizagem. As contradições intrínsecas ao objeto se apresentam como uma problemática que deve ser identificada e analisada, pois, se por um lado, a autonomia adquirida pelo jovem em seu meio social amplia seu campo de possibilidades e a reorganização de seu projeto de vida, por outro, sua entrada antecipada no mundo adulto acelera a reprodução do novo modelo capitalista, que tem como base não mais a produção e, sim, o consumo. Os dados foram produzidos a partir das discussões presentes no Fórum de Aprendizagem Catarinense e da aplicação de 669 questionários preenchidos por jovens aprendizes vinculados a entidades qualificadoras na grande Florianópolis que aceitaram participar da pesquisa (num total de 11 entidades). Como resultado, podemos dizer que a Lei cumpre com seus propósitos, seja com relação à possibilidade de oportunizar aos jovens uma experiência profissional, incentivar a escolarização, gerar renda e garantir condições de trabalho adequadas, seja, ainda, antecipando a adultização, incluindo-os na sociedade de consumo e formando-os para o novo cenário do mundo do trabalho. Independente disso, as contradições presentes nesse processo indicam que a Lei possui importância como dispositivo capaz de movimentar as relações e tensionar as relações entre juventude, formação profissional e trabalho.

Features

ISBN 9786501329536
Number of pages 269
Edition 1 (2025)
Format A5 (148x210)
Binding Paperback w/ flaps
Colour Black & white
Paper type Cream
Language Portuguese

Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]

Daniel Machado da Conceição

Doutor em Educação, Mestre em Educação e Cientista Social pela UFSC. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC), Grupo Esporte & Sociedade. Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol), Linha de pesquisa Clubes, formação, carreira e migração de futebolistas. Filiado a Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e a Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas (ANASO.BR). Atuação como: Professor de Sociologia no Ensino Médio Regular e EJA; Professor de História no Ensino Fundamental Anos Finais; Educador Social; Instrutor na aprendizagem profissional; Tutor à Distância; e, Conteudista para programa de capacitação profissional. Registro Profissional de Sociólogo nº 0000229/SC. Atualmente: Coordenador Educacional no Instituto Abre (Maringá/PR), entidade qualificadora de jovens aprendizes. Professor de História no Ensino Fundamental anos finais na rede municipal de Florianópolis/SC.

Enseñanza Estudos Sociais: ensenanzaestudossociais.blogspot.com/

More publications from this author
See the full list
Related publications
See the full list
Printed
$ 20.96
EBook
$ 3.36
Printed
$ 33.56
EBook
$ 6.60
Printed
$ 20.75
EBook
$ 4.64
Printed
$ 20.14
EBook
$ 3.36
Comments

login Review the book.

0 comments