Dois Ensaios de Filosofia: Platão e Locke sob novas perspectivas

Mais Discussões pelas Ciências Humanas e Sociais

By Marcelo Barboza Duarte

Book Code: 781437

Categories

Sociology of religion, History and criticism, Philosophy and social aspects, Ethics and moral philosophy, Multicultural education, Philosophy, Education, Social science, Religious studies, Political science

Share this book
This page has been viewed 158 times since 25/02/2025
Paperback
version
$ 17.84
Total value:
$ 17.84
* Does not include GST
EBook
version
$ 4.08
Valor total:
$ 17.84
* Does not include GST
This eBook may also be available in the following countries:

Synopsis

Platão

Resumo: Muito se tem refletido e discorrido sobre Platão e suas obras. Uma delas em específico seria A República e o texto do livro sete onde se encontra “a famosa ou clássica” alegoria da caverna. Através e por meio de novas abordagens da filosofia, sociologia, antropologia, historiografia e dentre outras áreas – visamos extrair novos conteúdos e reflexões em tal obra e alegoria. E assim encontramos indícios que apontam para um Platão não conservador – como alguns defendem, mas sim para um filósofo empenhado e militante pelas e nas transformações e mudanças sociais, talvez um subversivo, rebelde ou beirando a um tipo de revolucionário da época e contextos – isso por meio da prática filosófica e seus elementos, características e marcas com os instrumentos ou ferramentas da ironia, da dúvida e da crítica. O que causaram bastantes problemas para alguns teóricos e filósofos da Grécia antiga, bem como especificamente na Atenas. A exemplo: Sócrates. Que pondo em prática tal filosofia, tão logo foi perseguido, condenado, sentenciado e morto. Fatos que influenciaram muito a Platão, sua consciência e filosofia, talvez uma proposta subversiva, revolucionária ou uma proposta de revolta social platônica.

J. Locke

Resumo: John Locke (1632-1704) é considerado um dos grandes pensadores da modernidade, do empirismo e tido como o “pai do liberalismo moderno.” Filósofo, conhecedor de outras áreas do conhecimento, funcionário ligado a altos escalões de governos, estrategista, militante, escritor político e dentre outros – um sujeito que viveu durante guerras, transições entre regimes de governos monárquicos para parlamentares e de parlamentares para monarquia novamente. Instruído, sagaz, crítico e apologista da religião cristã. Escreveu várias obras importantes e que influenciaram revoluções e constituições de países, no qual uma de suas obras é objeto de nossa reflexão crítica: Carta sobre a Tolerância. Após colocarmos a referida obra sob as análises da ótica antropológica, sociológica, filosófica, psicanalítica, da historiografia, análises do discurso e ciência da religião, podemos inferir que talvez o autor possa ter passado duas mensagens em sua obra para públicos diferentes – mensagens explicitas e implícitas, e assim nos colocando várias indagações, tal como: Carta sobre a Tolerância - Um manual de Evangelismo Cristão ou uma Carta aberta Fundamentalista, de contradições e paradoxos?

"A ignorância é como uma venda nos olhos, obscurecendo a possibilidade de conhecer realidades e a verdade, nos limitando a percepção das infinitas possibilidades do mundo."

"A intolerância e o fundamentalismo religioso obscurecem a razão, de modo paradoxal semeiam a divisão e perpetuam o ciclo de ódio e violência, afastando-nos da paz e da compreensão mútua."

"Desde a colonização do Brasil até hoje, todo o nosso sistema de ensino, doutrinação, formação, disciplina, organização, escolarização, modos de pensar, ser e agir são pelas perspectivas e modos dos colonizadores europeus: violentadores, exploradores, estupradores, expropriadores, violadores e dominadores. Isso é um problema sério para um país e um povo que tenta se ver como livre, soberano e não mais uma colônia.

Na prática diária, nas relações sociais e no sistema de ensino e escolarização, os ideais dos colonizadores prevalecem, suplantando a cultura nacional do povo brasileiro. Essa influência serve aos interesses e necessidades dos colonizadores e neocolonizadores, atravessando nossa maneira de ser, de se organizar e de se posicionar no mundo. Isso é visível em nossas relações sociais hierarquizadas e verticalizadas, com processos de domesticação e adestração humana nos próprios sistemas de ensino e em inúmeras outras instituições.

É alarmante que as escolas brasileiras, desde a infância até as universidades, ensinem mais sobre a visão de mundo dos colonizadores do que sobre a cultura do próprio povo. Nosso sistema de ensino privilegia a admiração pelos colonizadores, violentadores, dominadores, estupradores, exploradores e expropriadores. Essa "síndrome" precisa ser investigada e estudada.

Logo, a escolarização brasileira, com seu viés eurocêntrico e ou euramericano, precisa ser urgentemente substituída por uma educação que valorize a cultura brasileira. Devemos deixar de lado os ensinamentos e processos de domesticação colonialistas, colonizadores e neocolonizadores. Já que apenas uma educação, em vez de ensino, que esteja fundamentada nas perspectivas, conteúdos e realidades brasileiras, pode ou poderá promover uma educação mais igualitária, realista, justa, contextual e empática, em vez de uma abordagem meramente idealista, objetificadora, automática e reprodutora de valores e ideais eurocêntricos." (DUARTE. Dois Ensaios de Filosofia: Platão e Locke sob novas perspectivas, 2025).

Features

ISBN 9786501359250
Number of pages 128
Edition 1 (2025)
Format A5 (148x210)
Binding Paperback w/ flaps
Colour Black & white
Paper type Uncoated offset 75g
Language Portuguese

Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]

Contact the author

Marcelo Barboza Duarte

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências; Especializado em Filosofia; Especializado em Ciências das Religiões; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional; Bacharel em Filosofia; Bacharel em Teologia; Licenciado em Filosofia; Licenciado em História e Licenciado em Sociologia. Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1996 e 1998, Cidade de Puerto Suárez e Santa Cruz de la Sierra, bem como em Aldeias indígenas. Inclusive em e por andanças em algumas regiões do Brasil tentando compreender nossas e suas Culturas.

More publications from this author
See the full list
Printed
$ 19.53
EBook
$ 4.36
Printed
$ 21.57
EBook
$ 4.08
Printed
$ 14.20
EBook
$ 4.08
Related publications
See the full list
Printed
$ 20.96
EBook
$ 3.36
Printed
$ 33.56
EBook
$ 6.60
Printed
$ 20.75
EBook
$ 4.64
Printed
$ 20.14
EBook
$ 3.36
Comments

login Review the book.

0 comments