Os 107 versículos contidos nesses três livros sacratíssimos trazem ao leitor uma bênção muito especial, porque cada um deles contém uma inspiração divina. E traz para o irmão leitor, amante da palavra de Deus, uma revelação especial. No livro de Jonas, o autor Adiclecio Dias traz de forma concisa um comentário expositivo verso a verso, onde ele demonstra o quanto Deus é bondoso, misericordioso e amoroso. Quando Deus viu que os moradores de Nínive demonstraram arrependimento e buscaram a sua face através de jejum, oração e pano de saco, isso demonstrou um ato de humilhação de extrema dor e arrependimento. Deus não fez mais aquilo que havia determinado, ou seja, destruir aquele povo, pois percebeu, através de seu Dom, a onisciência e, portanto, sondou os corações e viu que ali ocorreram mudanças quanto ao estado e estilo de vida. Deus então poupou aquela nação a qual era composta de 120 mil homens sem contar as mulheres, crianças e idosos e isso, todavia, prova o amor que ele tem ao homem pecador. Deus é um Deus bondoso e decidiu poupar aquela nação de acordo com a mesma misericórdia que ele demonstra para comigo e para com todos aqueles que o buscam. Deus relaciona com o homem na forma bilateralmente, ou seja: quando o homem se arrepende de seu mau caminho, ele, como um Deus bondoso, automaticamente suspende o castigo e aplica a sua misericórdia.
Nos livros de Ageu e Obadias, escrito pelo nosso querido irmão Carlos Ferraz, um homem piedoso e amante das Santas Escrituras, mestre em ciências das religiões, trazem uma leitura concisa e agradável ao leitor. Ageu - ante a imensa dificuldade que provavelmente haveria para que o povo se reerguesse em meio à opressão dos próprios povos que, certamente, os viam como ameaças. Isso, todavia, faria com que o povo logo desistisse de reconstruir a casa do Senhor, embora eles tivessem iniciado a obra. Apesar de todas as prováveis dificuldades, o Senhor revelou que se tratava de uma questão de prioridade, uma vez que as casas e moradias já estavam completas, porquanto faltava construir o templo.
Devido a isso, a mão do Senhor pesava sobre o povo e, nem assim, eles acordavam e visualizavam os seus erros. Assim, o Senhor levantou o profeta para levar a mensagem de que não adiantaria o povo se esforçar para reconstruir suas vidas, uma vez que eles haviam esquecidos do Senhor. No entanto, no segundo momento, quando o povo ouviu o profeta, aceitou a mensagem e o obedeceu. Além de abençoar todos os povos, o Senhor os encorajou para seguir, a fim de terminar a obra. Desse modo, Deus afirmou que a sua aliança permaneceria e que os abençoaria a partir de suas respectivas obediências quanto aos seus erros cometidos no passado. Diante disso, o Senhor demonstrou a sua misericórdia e o seu desejo de ser honrado e reconhecido pela sua obra em meio ao seu povo, ou seja, o desejo de ser conhecido como o glorioso Deus de Israel.
Obadias - A mensagem de Obadias foi definitiva e certa: o reino de Edom seria destruído completamente. Edom foi arrogante, alegrando-se pelos infortúnios de Israel. Portanto quando os exércitos inimigos atacaram Israel e os israelitas pediram ajuda, os edomitas se recusaram e escolheram lutar contra eles, não por eles. Esses pecados de orgulho não podiam mais ser ignorados. O desfecho do livro se dá com a promessa de realização e libertação de Sião nos últimos dias, quando a terra foi restaurada ao povo de Deus durante o Seu governo sobre eles.
Deus age em nosso favor se nós permanecermos fiéis a Ele. Ao contrário de Edom, devemos estar dispostos a ajudar outras pessoas em momentos de necessidade. Orgulho é pecado. Devemos nos orgulhar apenas em Jesus Cristo e no que Ele fez por nós e em nada mais. Os profetas, inspirados por Deus, olharam para o futuro, mas também para os seus próprios dias. Eles denunciaram os pecados do povo quando eles se desviavam dos caminhos do Senhor. Os profetas nos mostram que o povo de Israel (e nós também!) precisava se arrepender de seus pecados para, finalmente, serem aceitos por Deus. Portanto, estudar os profetas menores é um dever dos cristãos que desejam ter sua vida alinhada à vontade de Deus no que tange a vida pessoal e práticas
ISBN | 978-85-599-0195-5 |
Number of pages | 95 |
Edition | 1 (2020) |
Format | A5 (148x210) |
Binding | Paperback |
Paper type | Cream |
Language | Portuguese |
Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]
login Review the book.