A Intervenção do Estado no Domínio Econômico Privado por meio da Lei de Recuperação de Empresas e Falência - Lei nº 11.101 de 9 de fevereiro de 2005

By Juliana Maria Rocha Pinheiro Bezerra da Silva

Book Code: 336329

Categories

Law, Economy, Administrative law and regulatory practice, Business law, Bankruptcy

Share this book
This page has been viewed 1247 times since 19/08/2020
Paperback
version
Unavailable
This eBook may also be available in the following countries:

Synopsis

A obra trata da análise dos elementos da Ordem Constitucional na Constituição Federal de 1988, com ênfase nos princípios norteadores desta, em um estudo sobre a intervenção do Estado na iniciativa privada por meio da Lei de Recuperação de Empresas e Falências (lei 11.101/05), bem como aspectos relacionados à crise da COVID 19 e flexibilização das exigências para requerer a Recuperação da Empresa. Acerca do assunto, admite-se nova visão empresarial, sobretudo na interdependência entre fatores econômicos e sociais. Na obra, verificar-se-á estudo sobre a globalização e a interdependência das ciências econômicas e jurídicas na construção de uma ótica jurídica pautada na busca pelo desenvolvimento econômico e social, com o reconhecimento da interferência da Economia no Direito e sua importância ímpar. Ainda, delineia-se a intervenção estatal no âmbito econômico, de empresa e na recuperação judicial, bem como os reflexos de tal intervenção nos créditos envolvidos na Recuperação Judicial e patrimônio do devedor recuperando. Para tal tarefa, foram analisados os elementos da Recuperação Judicial, seus princípios e adequação à Ordem econômica nacional, descrevendo o procedimento formal para concessão do benefício da Recuperação Judicial e os princípios nela existentes. As formas de intervenção do Estado na economia privada não foi desconsiderado, explicitando sua atuação direta e indireta como meio de preservação de interesses insculpidos no âmbito constitucional - notadamenteo interesse público e a preservação da Ordem econômica Nacional. As agências reguladoras, como meio de intervenção estatal direta, não foram desconsideradas, também sendo tratadas pela autora.

Nesse livro, houve preocupação de realizar-se incursões no direito comparado, para entender-se a influência no Instituto recuperacional brasileiro.

Uma obra que, sem dúvidas, auxiliará aos profissionais do Direito a compreenderem a importância da Lei nº 11.101 de 2005 para a economia nacional.

Features

ISBN 978-65-000-7892-3
Number of pages 265
Edition 1 (2020)
Format A5 (148x210)
Binding Paperback w/ flaps
Colour Black & white
Paper type Uncoated offset 90g
Language Portuguese

Have a complaint about this book? Send an email to [email protected]

Contact the author

Juliana Maria Rocha Pinheiro Bezerra da Silva

A autora é advogada desde 2002, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte.

Jurídicos, Especialista em Direito Constitucional, Direito Animal e Direito ambiental, é Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela UFRN e doutoranda em Direito Econômico e Empresarial.

É presidente da Comissão de Direito Animal da OAB/RN, professora Universitária, palestrante e ativista da causa animal.

Recebeu diversas comendas em razão de sua atuação em defesa dos direitos dos animais não humanos.

More publications from this author
See the full list
Related publications
See the full list
Printed
$ 33.56
EBook
$ 6.60
Printed
$ 20.75
EBook
$ 4.64
Comments

login Review the book.

0 comments